Postagens populares

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Caixa Econômica - Sistema Financeiro

As caixas econômicas, juntamente com os bancos comerciais, são as mais antigas instituições do Sistema Financeiro.

São constituídas sob a forma de empresa pública, tendo como principais atividades integrar o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e o Sistema Financeiro da Habitação, além de funcionar como agente do Tesouro Nacional no cumprimento de programas governamentais de cunho sócio-econômico. Nesse sentido, atuam como gestoras do PIS e do FGTS.

Também exercem atividades típicas de bancos comerciais, sendo autorizadas a receber depósitos à vista em conta corrente. Na prática, atualmente, as caixas econômicas se transformaram em bancos múltiplos, pois, como os demais bancos, atuam também na captação de depósitos à vista, caderneta de poupança, previdência privada, capitalização e seguros diversos.

Da mesma forma que os bancos comerciais, as Caixas Econômicas (federal e estaduais) podem receber depósitos à vista do público e fazer empréstimos, exercendo, conseqüentemente, o poder de criação de moeda escritural. Também atuam no crédito direto ao consumidor, financiando bens de consumo duráveis, empréstimos sob garantia de penhor industrial e caução de títulos.

Detém a exclusividade das operações de empréstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignação. Com a extinção do Banco Nacional de Habitação, a Caixa Econômica Federal absorveu seus ativos e passivos, tornando-se o agente do governo federal para a execução de sua política habitacional.

Nenhum comentário: