Postagens populares

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Instituições Auxiliares do Mercado Financeiro

Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários

Opera no mercado aberto Tem faixa operacional mais ampla que as distribuidoras Supervisionada pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários. Pode se S.A ou sociedade por cotas Instituição típica do mercado de ação : compra , venda e distribuição de títulos e valores mobiliários , inclusive o ouro por conta de terceiros fazem a intermediação com as bolsas de valo e e mercadoria. Opera nos recintos das bolsas de valor e ( B.M&F ) Adm. fundos de investimento Opera no mercado Intermedia operação de cambio Obs.: Emiti certificados , intermedia operação de cambio , faz lançamento público de ação - são atribuições que as distribuidoras não faz somente as corretoras.


Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Sua atividade tem uma faixa operacional mais restrita que as corretoras, pq elas não tem acesso a bolsa de valores e de mercadorias. Atividade baseia : subscrição isoladamente ou em consorcio de emissão de títulos e valores mobiliários para revenda Não opera na bolsa de valores Opera na B.M&F Podem ser S.A ou Cotas Intermediação de colocação de emissão de capital no mercado Operação no mercado aberto ( satisfaça as exigências B.C ) Obs.: Colocar no mercado de capital de títulos e valores mobiliários que será adiquirido pelo investidos Explora compra e venda e distrib. títulos valor mobiliários. Não opera em bolsa de valores Pessoa Física pode ser distribuidora como firma individual.



Sociedades Arrendamento Mercantil

Fiscalizado pelo B.C
Ou podemos chamar de leasing mercantil
Ela fica om a propriedade do bem a posse é do cliente sendo propriedade só no final do pagto, ao fim do contrato o bem já está amortizado e o cliente pode adiquirir por uma pequena quantia.
Cede aos clientes equipamentos em movies em troca de cotas.
Não pode celebrar emprestimo de dinheiro

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Comercial Papers - Títulos

. Títulos de dívida emitidas por empresas ( prazo mínimo Banco 30 dias e máximo 180 );
. Ela pode ser um S.A de capital fechado
. Negocia no mercado secundário
. Título de renda fixa
. Empresas pode ser ou não financeiras.
. Não pode emitir comercial paper : inst. financeiras , sociedades corretoras , sociedade arrendamento mercantil e distribuidoras de valor mobiliário.
. Sem garantia real
. Podem ser negociadas bolsa de valor ou mercado de balçao
.garantia dela é por fiança bancária .
.Pode ser emitido em Dollar
. Emitidas por empresas não financeiras.
Titulo de curto prazo
.Pode ser transf por endosso em preto (antes do vencimento )
.As empresas podem resgatar antes do vencimento ( prazo mínimo 30 dias ).
. Isento de IOF
.Emitido em dollar.
.É uma nota promissória emitida no mercado externo
.Visa captação de recurso para capital de empresas.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mercado de Derivativos


No mercado de Derivativos temos : Mercado Futuro , Termo , Opção e Swap .

Mercado Futuro : no Brasil é realizado pela B.M.F , Mercado de alto risco , produtor compra na Bolsa , é um contrato , ajuste diáriamente em dinheiro , através clearing derivativos . B.M.F não há entrega física.

Especulador : atua no mercado futuro , assume posição contraria headge dando liguidez ao mercado, assume o risco

Arbitrator : se existe diferença de preço ( ele ajuste o preço ) tenta obter um ganho fisíco.

Mercado Termo : não são ajustado diariamente , não são negociados na bolsa, são acordos particular entre 2 inst. financeiras e ou seus clientes, utiliza-se corretora que executa operação em pregão.

Mercado de Opção : Comprador compra o premio a fim de minimizar o risco. São instrumento especial de headge. Venda tem obrigação ja a compra tem direitos, são admitidas para liguidação diária day-trade.

Mercado de Swap : obter um headge , acordo entre as partes , valor dato vencimento livremente pactudado . obs: atualmente todos os contratos de swap da B.M.F está num único contrato a termo de troca de rentabilidade. São processados através de um sistema eletronico em contratos livres minimo de 50.000 reais , ajuste periodico ( liguidação antecipad em sua totalidade).