Postagens populares

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Conceitos da Matemática Financeira

Capital ou Valor Presente (VP)

Capital ou Valor Presente (VP) é o Capital Inicial (Principal) em uma transação financeira referenciado, geralmente, na escala horizontal do tempo, na data inicial (n=0).

É,ainda, o valor à vista quando nos referimos, nos termos comerciais, àquele valor “com desconto” dado como opção às compras a prazo.

É considerado também como o investimento inicial feito em um projeto de investimento.

Juros (J)

Os juros (J) representam a remuneração pela utilização de capitais de terceiros ou por prazos concedidos. Podem ser, também, a remuneração por capital aplicado nas instituições financeiras. São considerados rendimento se você os recebe e são considerados despesa se você os paga.

Taxa de Juros (i)

Taxa de juros (i) é o valor do juro em determinado tempo, expresso como
porcentagem do capital inicial. Pode ser expresso da forma unitária ou percentual (0,15 ou 15%, respectivamente).

Veja: Se um banco me paga R$ 400,00 de juros sobre um capital de R$ 4.000,00 aplicado durante um ano, a taxa de juros nada mais é do que: 0,1 ou 10%.

Prazo ou Períodos (n)

As transações financeiras são feitas tendo-se como referência uma unidade de tempo (como um dia, um mês, um semestre etc.) e a taxa de juros cobrada nesse
determinado tempo.

O período de uma transação é o tempo de aplicação de cada modalidade financeira. Pode ser unitário ou fracionário. Por exemplo, uma aplicação em CDB de 33 dias. O prazo dessa aplicação é unitário se o banco utilizar uma taxa específica para 33 dias.

Isso quer dizer que n=1 (1 período), pois 33 dias foi o período considerado para a taxa de juros como sendo uma unidade de tempo. O banco pode, ainda, considerar para essa aplicação uma taxa que corresponda a um período de um ano, por exemplo.

Já nessa situação, o prazo da aplicação (n) será de 33/360, o que significa a proporção de tempo em relação a um ano, que foi considerado como unidade de tempo (tendo em vista que a taxa de juros é anual). Daí temos um período fracionário, pois n=33/360.

Então, o prazo ou período considerado só pode ser definido se levarmos em consideração a taxa de juros, que pode ser definida para qualquer período.

Capital ou Valor Presente (VP)

Capital ou Valor Presente (VP) é o Capital Inicial (Principal) em uma transação financeira, referenciado, geralmente, na escala hoizontal do tempo, na data inicial (n=0). É, ainda, o valor à vista quando nos referimos, nos termos comerciais, àquele valor “com desconto” dado como opção às compras a prazo.É considerado também como o investimento inicial feito em um projeto de investimento.

Montante ou Valor Futuro (VF)

É o valor obtido no final da transação, somando-se ao capital inicial os juros incorridos no período de aplicação.

Nenhum comentário: