
A comercialização antecipada da produção agropecuária, antes da criação da C.P.R , era realizada por meio de dois instrumentos :
. a venda antecipada do produção - venda antecipada pelo produtor ou cooperativa de sua produção futura, recebendo os recursos no momento da venda ou em data futura, e entregando o produto na mesma data futura; e
. troca-troca - venda antecipada pelo produtor ou cooperativa de parte de sua produção futura, como pagamento ao fornecedor de insumos, recebendo os recursos no momento da venda ou em data futura, e entregando o valor da venda na forma de produto na mesma data futura.
Todos essas vendas a termo eram realizadas por meio de contrato com base no Código Comercial . Basicamente , a CPR é ua venda a termo , ou seja , o produtor emite um título para comercializar seus produtos , recebendo o valor negociado de forma atecipada. O banco avaliza operação, posteriormente , comercializar o título com um investidor, tais como fundo de investimento.
O BB ( O Banco do Brasil passou de simples avalista a comprador de CPR ) utilizando de recursos da poupança rural . Tal fato permitiu o redução dos custos de CPR para o produtor.
Existem três tipos de CPR :
. Cédula Produto Rural ( CPR ) Física - Liquidação em produto
. Cédula Produto Rural ( CPR ) Financeira - Liquidação Financeira
. Cédula Produto Rural ( CPR )Exportação .